PROFESSORES DO COLÉGIO OBJETIVO PARTICIPAM DA ABERTURA DO INSPIRA 2020

Abrir-se para o conhecimento e trilhar um caminho rumo a um futuro bem-sucedido é a melhor maneira de iniciar o ano letivo – tanto para alunos, quanto para professores. Foi assim para os docentes do Colégio Objetivo de Maringá: nesta terça-feira (29), eles participaram do MegaInspira, a abertura oficial do Inspira 2020. Trata-se da semana pedagógica que antecede o início das aulas.

Sob o tema “Todos os dias podemos aprender algo novo”, o Inspira 2020 é composto por palestras motivacionais, oficinas e premiações para reconhecer projetos desenvolvidos por professores da Instituição. Na noite de abertura, os docentes também puderam conferir uma apresentação fechada da Orquestra Filarmônica UniCesumar.

Além de conhecer os planos da UniCesumar para 2020, os participantes do Inspira também acompanharam a entrega do “Professor Atuação”, um prêmio dedicado dos docentes que tiveram um bom desempenho em sala de aula no ano passado. Para selecionar educadores, os critérios contemplaram desde os resultados da CPA até quesitos como formação continuada, pontualidade no preenchimento do diário de notas e faltas, participação no Inspira 2019, entre outros.

No Colégio Objetivo, a homenageada foi a professora Debora Rocha. “Este prêmio me surpreendeu por se destacar de forma seleta entre tantos profissionais capacitados. O reconhecimento nos mostra que estamos sendo percebidos ao fazer a diferença. Para 2020, influenciada pelo professor Wilson Matos, modelo de inspiração, pretendo influenciar ainda mais alunos na contagiante arte de aprender e aos colegas de trabalho a conquistarmos juntos ainda mais prêmios de reconhecimento e valorização profissional”, comemorou.

Para a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Objetivo, Ariane Prestes, o reconhecimento do professor está relacionado aos relacionamentos familiares estabelecidos, bem como ao desenvolvimento global de cada estudante. “Ser homenageado por outros colegas de profissão traz um contentamento e satisfação quase que imensuráveis, pois o docente percebe com clareza que o trabalho desenvolvido por ele é, sim, muito relevante no processo de transformação de vidas e do mundo.”

ALINHAMENTO E INOVAÇÃO

Aproveitando a oportunidade para iniciar as comemorações dos 30 anos da UniCesumar, o reitor da Instituição, professor Wilson de Matos Silva, deu boas-vindas aos professores ressaltando a importância de um trabalho dignamente realizado, pautado na inovação e na premissa de oferecer o melhor da educação aos alunos. “Hoje, a UniCesumar ultrapassou a marca de 200 mil alunos e já formou mais de 100 mil profissionais, que estão espalhados pelo Brasil sendo referências em suas áreas. Ou seja, quando a terra é boa, tudo se desenvolve. Mas é preciso coragem e determinação para transformar um sonho em algo concreto”, disse Matos, apontando o conhecimento e a capacidade de adquirir novas competências como elementos que constituem um caminho de sucesso.

O ato de olhar para o futuro e capacitar-se também foi exaltado pela pró-reitora executiva de Ensino Presencial da UniCesumar, Andrea Borim. Segundo ela, o Inspira 2020 é a oportunidade para que os professores conheçam as novidades da Instituição, como a criação do banco de questões para todas as unidades e o novo modelo da nossa Atividade de Estudo Programado.

“Esse é o momento de falar com todos os nossos professores sobre o que nos motivou a realizar esses projetos, como eles serão executados e o quão importante é a participação deles”, pontuou Borim. “Nós estabelecemos nossos objetivos para colocar todos em uma sintonia, que é fundamental para que possamos atingir nossas metas. Isso é extremamente rico, pois os professores podem compartilhar as próprias visões para influenciar a criação de projetos futuros.”

Segundo a head de Formação Docente e Apoio Discente da UniCesumar, Karina Tomelin, a expectativa é, por meio do alinhamento institucional, os professores conheçam as inovações e se inspirem. “O professor precisa se inspirar para ser inspiração. Ele é o nosso modelo na sala de aula, e nós queremos que ele inspire ideias, conceitos e muitas coisas boas. É um ganho para todos toda vez que o professor tiver um insight e isso resultar em uma algo bom”, acrescentou.