Cerca de 160 alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Maringá participaram nesta quarta-feira (26) de palestra com o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva. O tema do encontro foi uma Conversa sobre Futuro Profissional, com o objetivo de debater com os alunos a importância de refletir sobre o conhecimento na construção da carreira.

Os alunos ouviram um pouco sobre os dados da Educação no Brasil e no Exterior, a importância do conhecimento na construção de uma sociedade mais justa, solidária e desenvolvida, também sobre a necessidade de a educação brasileira ser mais voltada para o desenvolvimento da leitura.

O reitor enfatizou aos alunos que o Brasil peca muito no incentivo ao conhecimento, por isso não atinge patamares semelhantes aos países desenvolvidos. “Precisamos buscar cada vez mais meios de levar o aluno a estudar mais. Vocês precisam estudar ainda mais para que este país dê certo. Para criar e inovar, é preciso ter o conhecimento acima da média”. Ainda de acordo com Matos, o mercado mundial é altamente seletivo e precisa de bons profissionais. “Só vai participar da transformação da sociedade quem levar o conhecimento realmente à sério”.

Ao final do encontro, o reitor da UniCesumar compartilhou um pouco de sua história de vida, mostrando que uma pessoa advinda de família humilde e sem muitos recursos pode conquistar uma boa carreira em sua profissão, desde que se renda ao conhecimento e lute por aquilo que acredita. “A melhor profissão é aquela que tem a ver com a sua vocação”, afirmou.