Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo de Maringá participaram na última sexta-feira, 3, de palestra com o reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

O tema da palestra foi “A História de Maringá”, em comemoração ao aniversário da cidade, que completa 72 anos no próximo dia 10. Os alunos ouviram um pouco sobre a chegada dos pioneiros, construção da Catedral, inauguração do Parque do Ingá, dentre outras histórias da cidade.

“Maringá, cidade de fama. Quando não tem poeira, tem lama”. Em uma leitura da frase do pioneiro icônico da cidade, Antonio Mário Manicardi (Nhô Juca), Wilson de Matos Silva explicou sobre a fertilidade da terra na nossa região. “Maringá é chamada de ‘terra roxa’ por conta dos nossos imigrantes italianos, que aqui colonizaram a região. Mas nossa terra é vermelha porque é uma terra fértil”, rememorou o reitor sobre os grandes cafezais da região na época de fundação da cidade.

A palestra sobre a história de Maringá ainda será realizada em um segundo momento para os alunos que não participaram desta primeira edição. A UniCesumar e o Colégio Objetivo apoiam o incentivo à cultura e cultivam a memória de Maringá. Sempre que possível, os alunos visitam os museus da instituição para aprenderem um pouco mais sobre nossos pioneiros e colonizadores.