A pandemia de coronavírus provocou uma série de mudanças, especialmente relacionada à rotina de profissionais de todas as áreas. Os professores, por exemplo, tiveram que desenvolver novas estratégias para manter, mesmo à distância, a mesma qualidade de ensino. Por isso, como uma forma de tributo, os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Objetivo de Maringá se uniram para uma ação especial: agradecer aos professores por seu trabalho durante o período de isolamento social. A homenagem foi feita por meio da gravação de um vídeo, publicado nas redes sociais do colégio nesta quinta-feira (21).

A ação ocorreu como uma espécie de resposta aos docentes, que gravaram um vídeo para os alunos quando completaram 30 dias em distanciamento social. Após isso, partiu da aluna Maisa Andreazzi a iniciativa de convidar os colegas a gravarem uma mensagem especial aos professores.

“No início, tivemos dificuldade de alinhar a ideia”, contou Maisa. “É muito difícil conseguir expressar tudo que a gente quer, mas acho que conseguimos fazer isso.”

Para ela, o grande objetivo foi despertar nos professores a mesma sensação de incentivo que os alunos tiveram quando receberam o vídeo gravado pelos docentes. “É importante a gente surpreender as pessoas e mostrarmos o quanto elas são importantes para nós. Os professores são a base de tudo. Eles são fontes de conhecimento e estão ali, gravando aulas, preparando slides e fazendo tudo além do possível. Acho que nós fizemos o mínimo. Eles merecem muito mais, e nós quisemos mostrar o nosso amor pelos professores, pois eles fazem parte da nossa caminhada e são fundamentais para nós”, disse.

A coordenadora das turmas do Ensino Médio do Colégio Objetivo, Joanna Biavati, ressaltou a emoção causada pela homenagem como um reconhecimento do trabalho realizado pelos professores para promover educação de qualidade. “Nossos alunos estão percebendo isso, lá do outro lado do computador. Isso é uma chancela muito importante para nós educadores e nos motiva a continuar no processo de aprimoramento contínuo, haja o que houver.”

Além disso, Joanna enfatizou a forma como a mobilização para realizar a homenagem contribui para o aprendizado dos estudantes. “O fato de eles idealizarem, pautarem, planejarem, se mobilizarem a distância e executarem com sucesso uma ação como esta, que impactou positivamente uma equipe de mais de 30 professores, além de todo o staff pedagógico, mostra que realmente eles estão se moldando positiva frente as adversidades. São jovens protagonistas, inovadores, com senso crítico, domínio técnico, e além de tudo sensíveis aos desafios alheios, com um olhar diferenciado para o outro, valorizando o trabalho, mas acima de tudo o ser humano que está por trás da entrega pedagógica que recebem.”

Assista ao vídeo abaixo: